Resumindo em uma linha: as duas consolas, em termos de poder são largamente e amplamente equivalentes....
Agora, vamos conversar sério...
1 - TeraFLOPs... Essa é uma grande mentira que querem que você engula goela abaixo... Primeiro, vamos entender o que é FLOP... FLOP quer dizer FLoating point OPeration. Ou seja, adição, subtração, multiplicação, divisão... Usando números de ponto flutuante (estilo 3.413443). Certo, e daí? Um número de ponto flutuante tem que ter NO MÍNIMO 4 bytes na memória para ser representado... Uma operação envolve 2 números, então vamos ser realistas, o console vai ter que ler 2 números da memória MAIS a instrução que vai indicar o que fazer.... Vamos ser otimistas (ao extremo, pois isso não é verdade) e dizer que a instrução ocupa só um byte!!! Temos 9 bytes (4 de um número, 4 de outro e 1 da instrução) para serem lidos da memória.... Aí você diz, ok... E daí? E daí que vamos ver o acesso a memória do X360 e do PS3:
PS3:
Main RAM 25.6GB/s
X360:
22.4 GB/s
Ou seja, o PS3 pode ler pouco mais de 25GB/s de memória, então vamos dividir isso por 9, para ver... Dão 2.84G... Ou seja, ainda que o processador possa fazer 2TFLOPS (um TFLOP = 1024 GFLOP), devido o acesso a memória, uma condição realista é que a velocidade real, sustentada (e não de pico) seja de cerca 2.9GFLOP/s.... BEM LONGE DE 2 TFLOP.... Afinal, os dados precisam ser retirados da memória. Vamos ser bonzinhos e falar que um dos dados é uma constante que está armazenada num registrador do processador... Aí baixamos para 5 bytes uma operação.... A performance vai ser de um pouco mais de 5 GFLOP/s, em condições reais...
Já na Xbox 360, a mentira é 1TFLOP... Mas pera lá, ela tem 22.4GB/s de acesso a memória... Fazendo as mesmas contas chegamos em cerca de 2.5GFLOP/s e 4.5GFLOP/s....
Ou seja, primeiro, TFLOP nem aqui nem na china... Isso tá parecendo Watts RMS e Watts PMPO.... E segundo, a diferença entre as duas consolas é bem pequena.
Vencedor: PS3 por pequena margem.
2 - GPU... A Sony declara que a GPU da PS3 é tão poderosa quanto 2 Geforce 6800Ultra.... Vamos analisar, para ser 2 Geforce 6800Ultra, ela é praticamente um core de 6800Ultra ( o que os clocks indicam) com 32 pipelines (cada pipeline indica que a placa pode fazer outra operação em paralelo).... Então, seria justo considerar a GPU da PS3 como um GPU de 550MHz rodando com 32 pipelines e a memória a 700MHz DDR (1.4GHz efetivo)....
Por outro lado, a MicroSoft declara que tem uma GPU ATI, que usa um novo core que permite usar qualquer tipo de shader sem distinção e perda de performance, com 48 pipelines e com performance bem superior a qualquer GPU existente hoje. Então vamos considerar a GPU da Xbox 360 como GPU de 500MHz rodando com 48 pipelines e a memória a 700MHz DDR (1.4 GHz efetivo)....
Ok, a GPU da Xbox tem menos clock, porém, todos sabem que em vídeo não adianta aumentar o clock da GPU sem aumentar a banda da memória, e nesse caso sabemos que a banda de memória é a MESMA para os dois. Aí vamos analisar, de um lado uma arquitetura similar a existente e com 32 pipelines... De outro, uma arquitetura nova que permite um paralelismo maior sem forçar o uso ou de um tipo de shader ou de outro, com 48 pipelines.... Analisando friamente, a GPU da Xbox 360 é claramente superior, apesar de a consola não ter suporte a 1080p (o que é uma pena) e nem a dual vídeo (outra pena)....
Em termos práticos, considerando só a GPU, a Xbox 360 é melhor, mas o da PS3 tem um modo gráfico superior (1080p vs. 1080i) e dual video.... Porém, dual vídeo raramente será utilizado, e 1080p ou i, será algo que vai degradar consideravelmente a performance em relação a 720p.... A Xbox 360 tem um potencial gráfico superior... Por outro lado, a PS3 conta com o CELL, que como o Emotion Engine, pode auxiliar aplicando efeitos e calculando texturas, porém, como se sabe, é extremamente difícil de programar fazendo esse uso, e poucos jogos se destacam.
Vencedor: considero um empate... PS3 tem um potencial que os poucos jogos que explorarem, vai realmente ser superior. Mas na prática, a maioria dos desenvolvedores vai tirar mais proveito da força direta da GPU, e aí a Xbox 360 brilha.... Pode esperar, alguns poucos exclusivos da PS3 superiores, a maioria multi muito parecidos, alguns com ligeira vantagem pra a XBOX, a maioria dos exclusivos da XBOX tendo mais proveito que muitos exclusivos de PS3
3 - CPU: vamos falar em termos práticos, são iguais e ponto final. Ambos são cores power pc a 3.2GHz.... Por um lado, o CELL tem suas unidades especializadas, mas que poucos irão utilizar.... De outro, a XBOX conta com mais cores Power PC, mas que também poucos irão utilizar.... O potencial de ambos é enorme, mas dificilmente será bem explorado por cerca de 2 a 3 anos, e depois disso, poderemos avaliar se o que valeu a pena foi ter 3 cores PowerPC executando 6 tarefas simultâneas ou um core PowerPC executado 1 tarefa e 7 unidades especializadas executando tarefas simultâneas com o core...
4 - Memória: novamente, calcanhar de aquiles da Playstation.... Apesar de ser uma XDR com impressionante 3.2GHz de clock, a banda efetiva (ou seja, a quantidade de dados que se transfere) é praticamente a mesma da memória GDDR3 da XBOX..... Pouca coisa superior... Por outro lado, o XBOX conta com 512MB de memória totalmente programáveis, ou seja, você pode deixar 32MB pro vídeo o resto pro jogo, ou 256MB para cada um, ou outras combinações. Já na PS3 não, é fixo, você só tem 256MB pro jogo, e 256MB pro vídeo.... O que acontece? Jogos hoje raramente usam 128MB no PC (aonde o uso da memória a maior, diga-se de passagem), quem dirá 256MB.... Pode apostar, para muitos jogos, mesmo rodando a 720p ou 1080.... 64MB dá e sobra, 128 transborda.... No futuro, pode ser necessário mais memória de vídeo, mas agora e pelas 3 a 4 primeiras gerações de jogo, não.... E nesse ponto, a flexibilidade da memória da Xbox vai permitir uma inteligência artificial melhor programada, menos loadings, mais características pros jogos.... Enquanto o PS3 vai ficar preso nos 256MB.
Vencedor: XBOX 360 e sua versatilidade, que vai funcionar tão bem hoje quanto no futuro.
5 - Mídia.... De um lado, um disco Blue Ray (ou BR) com impressionantes 25GB de espaço ou 50GB (dupla camada).... De outro, um não tão impressionante DVD com 5GB de espaço ou 9GB (dupla camada).... Cerca de 5x mais dados.... O que vai acontecer? Conforme o conteúdo dos jogos for aumentando (e com a resolução maior, pode apostar, vão crescer) mais discos serão precisos na Xbox 360... Claro, o HD pode ajudar e salvar partes, minimizando isso, mas, ainda assim, é um paliativo.... Resta torcer para que não limitem conteúdo na Xbox 360 para forçar caber em um disco, ou dois....
Vencedor: PS3, preparado para o futuro, a XBOX aqui vai precisar de muito empenho das softhouses para não limitar o conteúdo.
6 - Multimídia.... Novamente, de um lado, BR... De outro DVD... O BR, além dos discos BR, lê DVD.... Ou seja, a PS3 suporta tanto DVD, quanto música, quanto a forma de vídeo de alta definição do BR.... Pode ser uma vantagem, ou não.... Agora, falando em outras conexões, o PS3 se conectará exclusivamente com dispositivos sony através de memory stick ou formatos proprietários.... LIXO....
Já a XBOX está mais modesto na mída, apenas DVD, porém, nada impede que no futuro sejam vistos filmes em alta definição gravados em WM9 ou WM10 (Windows Media) que compacta de forma animal filmes em 720p e 1080i sem perdas significativas, hoje esse é o formato mais usado de distribuição de filmes HD... No futuro, será BD , que a Xbox não suportará... Por outro lado, a Xbox suporta streaming a partir do PC, ou seja, se o PC tiver leitor para mídia, ele pode ler através do PC e jogar para a TV (considerando o WiFI, nem precisa esquentar com cabeação, PC no quarto e a Xbox na sala).... Não só pra vídeo, como pro aúdio e fotos... Além disso, aceita qualquer câmera ou dispositivo de música USB, incluso os da SONY, como PSP e câmeras de vídeo e foto....
Vencedor: de início, X360, no futuro pode ser um empate ou uma ligeira vitória pro PS3, dependendo do futuro do Blu Ray.
Enfim, analisando tim-tim por tim-tim, as duas consolas têm suas vantagens e desvantagens, e na prática pode esperar resultados muito similares.... Gears of War e Unreal 3 estão aí para provar, ambos rodando maravilhosamente nas duas consolas usando a mesma engine.... Será uma geração maravilhosa, e feliz de quem tiver ambas as consolas.
Afinal quem ganha a guerra?